Empreender envolve desistir

Talvez uma das lições mais difíceis do empreendedorismo e (não acredito que todos que empreendem já tenham percebido isso) que minam todas as nossas forças é não saber quando parar. Não existem chefes, em teoria você está trabalhando em algo que é seu e, sim, tem muita gente pregando por aí que você precisa dar tudo de si e mais um pouco para chegar no que deseja.

Em partes, essa é a mentalidade, mas o que vejo bem poucas pessoas falando é o quanto é necessário ter equilíbrio em todos os aspectos da vida para que ao invés de empreendedor, não nos tornemos escravos de nós mesmo. Não existe férias, não existe tempo pré-determinado de jornada de trabalho, não existe tempo para alimentação regrada.

Boa parte de todos esses sintomas estão ligados a premissa de que dando tudo de si agora, você poderá descansar depois. Quando a conta bancária estiver cheia, quando o negócio estiver com muitos investidores, quando clientes vão estar entrando pelas batentes. Só que não é bem assim. Todo começo é difícil? Sim. Porém esquecemos que sonhos são realizados quando todos os outros pilares da nossa vida estão em completa harmonia. Uma cadeira não se sustenta se estiver com uma das pernas quebradas.

ponto-de-equilibrio-limões-mexericos

Foto: Divulgação

 

No ano passado, recebi um livro da Editora Sextante que se tornou meu guia de vida: Ponto de Equilíbrio, de Christine Carter. Eu estava sobrecarregada no trabalho, estava tentando construir uma casa e dizia sim para qualquer outro trabalho extra que aparecesse. Resultado: cheguei a um nível de estafa e estresse tão grande que, ao final de um projeto, estava querendo largar tudo e com meu emocional completamente devastado.

E estar assim não é só pra quem tem seus 40 e poucos anos. Pode acontecer com 24, como foi comigo. Eu não estava feliz e achava que empreender me salvaria do caos em que me encontrava. Mas empreendedorismo não funciona se as pernas da cadeira estão quebradas (sendo repetitiva). A vida não funciona se tudo não está em seu devido lugar. E a minha primeira tentativa de empreender deu muito errado, e eu desisti.

Pensando nisso, durante esse mês vou compartilhar alguns dos ensinamentos do livro que me fortaleceram na minha segunda tentativa de empreender e que me ajudaram a começar a nova faculdade, buscar desenvolver minhas capacidades como professora e, mais recente, abrir meu canal no youtube e começa esse blog.

Ufa! Parece bastante coisa e é, mas sou adepta de livros de auto-ajuda que não são piegas. Que são práticos e feitos para a vida real. Se me ajudou, pode ajudar você também.

 

Deixe um comentário